terça-feira, 4 de maio de 2010

Bullying em 140 caracteres


Sintetizar um acontecimento importante e rico em detalhes parece meio estranho para você? O que diria então, da criação de perfis falsos com o intuito de agredir, violentar e humilhar pessoas tudo isso com apenas 140 caracteres?
A presença de ciberbullying não é exclusividade em sites de relacionamento Orkut, Facebook e MySpace, a rede social twitter tem poucos anos de criação e já registra casos de bullying. As violências que partem desta rede social normalmente tem origem de perfis falsos, onde o agressor cria uma conta no site com o intuito de humilhar outras pessoas. Segundo o site nerdrops existe uma denominação para os que criam perfins com a intenção de atacar alguém “No twitter existem os chamados `trolls´, que enviam mensagens com conteúdo inexpressivo, com palavras de baixo calão ou ameaças, com o intuito de importunar o atacado”.
Um caso envolvendo pessoa famosa foi o caso da atriz e cantora Miley Cyrus, onde os próprios fãs dela deixaram mensagem em seu twitter falando de sua forma física, em resposta atriz respondeu “Falem o que vocês quiserem. Eu tenho as minhas falhas. Eu sou uma garota normal, existem coisas no meu corpo que eu mudaria, mas parem de me chamar de gorda nos posts”.
Contudo vem acontecendo também campanhas contra o bullying e ciberbullying no twitter. Um exemplo é do site blablabra.net, que monitora o conteúdo do twitter, lá pode-se encontrar conteúdos e discussões sobre o ciberbullying. Outro exemplo é da versão online da revista Capricho que lançou em 2009 uma campanha contra o ciberbullying (Diga não ao bullying virtual) e espalhou mensagens antibullying pelo twitter. A revista criou ainda um ícone para colocar em blogs e para fica no avatar do twitter da pessoa que aderi à campanha. Para aderir a campanha click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário