quarta-feira, 17 de março de 2010

Bullying, o que é isto?

“Orelha de abano”, “baleia fora d’água”, “dente de coelho” são algumas expressões utilizadas principalmente por crianças e adolescentes para apelidar seus pares, com a intenção de constrangê-los e humilhá-los. Esse comportamento é conhecido como bullying, termo originado da palavra inglesa bully que significa “tiranizar” ou “brutalizar”. Não existir um termo específico na língua portuguesa para definir determinada ação.
Apesar de não haver consenso, acredita-se que o termo bullying tenha surgido na Grã-Bretanha em 1710. Esse fenômeno, porém, tem caráter universal, ocorrendo em diversos países como França, Alemanha, Portugal e Brasil. Para a pesquisadora Simone Maidel, da Universidade Federal de Santa Catarina, o bullying é definido como “atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudante contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder”.
Entretanto a prática do bullying não se restringe apenas ao ambiente escolar. Também é importante salientar que tais comportamentos agressivos estão associados a grupos com características físicas, socioeconômicas, de etnia e orientação sexual específicas. Em virtude da era da cibernética, houve uma evolução na manifestação do próprio bullying, chamado de cyberbullying. È justamente disso que vamos tratar aqui nesse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário