sexta-feira, 23 de abril de 2010

Entrevista na ISTOÉ


Em entrevista esta semana para a revista ISTOÈ o especialistas em violência entre estudantes, Allan Beane fez uma breve descrição do que é o ciberbullying. Segundo ele o cyberbullying "é usada para a propagação da violência. Nesse caso, a criança é agredida e um vídeo com a cena de violência é postado na web". É necessário, então, que os educadores não fechem os olhos para os casos nas escolas, já que "dados apontam que 30% dos suicídios entre jovens são causados pelo bullying". O proprio Allan Beane conta que já perdeu um filho por ser vítima de bullying. Para conferir toda a entrevista acesse aqui.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A ONG Plan Brasil divulga pesquisa

A preocupação pelo uso mais ético e responsável da internet está ganhado destaque aqui no Brasil e no mundo. Principalmente quando são encontrados casos como pedofilia, sexiting ou o próprio bullying envolvendo crianças e adolescente.

No dia 14 deste mês a ONG Plan divulgou uma pesquisa inédita intitulada Bullying Escolar no Brasil, que faz parte da campanha Aprender Sem Medo, que pretende conscientizar e acabar com a violência nas escolas. A pesquisa, realizada no segundo semestre de 2009, entrevistou 5.168 alunos, destes 16% disseram que são ou já sofreram de ciberbullying, 17,7% são praticantes e apenas 3,5% declaram que são vítimas e praticantes ao mesmo tempo. A pesquisa aponta que quando praticado por meninos o meio mais utilizado é o e-mail, enquanto as meninas utilizam mais bate-papos instantâneos ou sites de relacionamento.

A pesquisa pode ser conferida aqui.


fontes:

Folha de São Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u720789.shtml

Plan

http://www.plan.org.br

Duas versões



Campanha institucional da Plan, mostra duas versões do que foi agredido e do que agride.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Livro sobre bullying e cyberbulling.

Visando alertar a sociedade sobre o crescente problema do bullying e ciberbullying a editora Saraiva lançou o livro A FACE OCULTA – Uma história de bullying e cyberbullying.
O livro da psicóloga Maria Tereza Maldonado, conta a história da personagem Luciana, uma estudante que passa horas conectada a internet, trocando mensagens com amigos em sua rede de relacionamento,e interagindo com outros usuários de jogos onlines. Ela acha que a realidade virtual é mais interessante que o mundo real.
Mas quando começa receber mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, fica transtornada sem saber como agir com esse inimigo oculto. Como outros jovens, Luciana é mais uma vítima de ciberbullying que não sabe como se defender dessas agressões.


Título: A FACE OCULTA – Uma história de bullying e cyberbullying
Autora: Maria Tereza Maldonado
Ilustrações: Manuela Eichner


Coleção Jabuti
Número de páginas: 96
Preço: R$ 23,80
Editora: Saraiva


Fonte:Porto Cultura

O caso Megan Meier.



Um dos casos de ciberbullying mas divulgado na rede, foi o de Megan Meier, jovem americana de 13 anos, que cometeu suicídio por enforcamento após receber vários insultos através do MySpace.
Megan se enforcou no dia 16 de outubro de 2006 , no mesmo dia em que recebeu um email de "Josh Evans", que dizia : "o mundo seria um lugar melhor sem Megan Meier". Após morte da garota,Lori Drew ,dona de casa de 49 anos, foi acusada junto com sua assistente Ashley Grills, 19 anos, de criar um perfil falso de "Josh Evans" na rede social, para atormentar, incomodar, humilhar e embaraçar a jovem Megan.
Esse foi o primeiro caso de ciberbullying a ir a julgamento nos EUA.Em novembro de 2008, Lori Drew foi condenada a 3 anos de prisão mas pagamento de multa no valor de US$ 300 mil , foi absolvida da acusação de conspiração e condenada apenas por obter acesso a um computador sem autorização.

Fonte:Folha On Line

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Empresas contra Ciberbullying


Como uma solução para os pais que tem problema com os filhos que mandam mensagens ofensivas para colegas ou os que sofrem com ciberbullying, a Acision, especialista em dados móveis, e a Echometrix, empresa especializada em segurança na rede, firmaram uma aliança onde pretendem, se não acabar, pelo menos diminuir com os casos de ciberbullying e outros tipos “textos de alto risco”.
A partir de pesquisa encomendada pela Acision, em que revelou que 80% dos pais gostariam de controlar as mensagens enviadas por seus filhos, as empresas vão criar um serviço onde os pais possam monitorar as mensagens, tanto enviadas quanto recebidas por seus filhos.
Mas nem tudo são boas intenções, apesar de ser uma alternativa para o controle do ciberbullying, as empresas pretendem com isto aumentar as vendas de aparelhos móveis entre os adolescentes e os pré-adolescentes, como confirma o texto enviado pela empresa. Acesse aqui para saber mais.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Combate ao cyberbullying no Facebook


Em matéria publicada no sítio de notícias sobre negócios, o eCreditDaily.com divulgou que o Facebook tem ampliado seu Centro de Segurança, principalmente para combater o cyberbullying, depois de pressão de grupos de privacidade e proteção a criança. Além de reprimir outros hot-button e também crimes de segurança.
Segundo o eCreditDaily.com, o Facebook teve muitos problemas por questões de segurança, incluindo a controversa revisão da nova política de privacidade e de uma batalha em curso com hackers, que roubam senhas de usuários na tentativa de obter informações pessoais e fraudar cartões de créditos. Resta saber se a real intenção é combater os crimes virtuais ou controlar seus usuários, e até que ponto isso funciona?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Se você não falaria pessoalmente, porque falar online”?



Esse vídeo faz parte da campanha de prevenção ao Ciberbullying,criado pela produtora americana Ad Council. A produtora utiliza a diferença entre bullying e ciberbullying, quando a agressão deixa de ser presencial e passa a ser por meio eletrônico e anônima, para fazer com que o público perceba as consequências das violentas ações praticadas por agressores virtuais.
A ideia central do comercial é convencer o agressor de que se não ofenderia pessoalmente , por que falar on line?
Um vídeo criativo, que reflete os danos emocionais sofridos por vítimas de crimes virtuais.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Matéria sobre ciberbullying no Fantastico

Não é de hoje que o assunto Bullying e Ciberbullying vem ganhando espaço nas mídias. Há algum tempo o Fantástico exibiu uma matéria referente ao assunto que explicava tanto a diferença entre Bullying e ciberbullying, como apresentava depoimento de pessoas que já sofreram com alguma dessas violências e que foram à justiça tentando se defender. Segundo a matéria desses destes tipos de abusos, bullying e ciberbullying, cometidos em colégios 18% eram referentes ao ciberbullying, sendo que 10% dessas agressões aconteciam em escolas particulares.

Veja a matéria completa

domingo, 4 de abril de 2010

KID ALFINETE

Um exemplo de bullying e ciberbullying aconteceu na pequena cidade de Ibirubá, no Rio Grande do Sul. Crianças gravam cenas de sexo explicito e no final das contas o vídeo "vaza" pela internet e ganha o Brasil. O que normalmente acontece é que são as mulheres que sofrem mais quando isso ocorre. Neste caso o garoto é que ficou mais conhecido. Não pelas suas habilidades físicas e sexuais, mas pelo seu pequeno pênis.

Fóruns de discussão, blogs e sites de relacionamentos já o apelidaram: Kid Alfinete. No orkut há a comunidade que "homenageia" o garoto e dá os endereços dos perfis dos principais envolvidos logo na descrição da comunidade.

Confira: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=84826885